23/07/2015

Como preparar risotos

O arroz
Arbório

A quantidade
Calcule 75g de arroz por pessoa para os arroz/risotos com ingredientes ‘sólidos’, por exemplo, risoto de abobrinha; de calabresa; de funghi; de bacalhau; polvo; carreteiro; etc. 
Para os arroz/risotos com pouca, digamos, ‘substância’, tipo, à milanesa que só vai o açafrão; de alho; de champanhe; etc.; calcule 100g de arroz por pessoa. 
Caso o seu arroz/risoto seja prato único, sem um segundo prato, talvez seja melhor aumentar um pouco a quantidade.

O caldo de Vegetais:
Cenoura, alho porró, salsão (aipo), 1 cebola, 6 cravo-da-índia, 2 dentes de alho, louro e sal grosso de preferência!
Em uma panela coloque 2 ½ litros de água e os vegetais. Espete os cravos na cebola, fica mais fácil para retira-los. Leve ao fogo e deixe ferver por uns 15/20 minutos. Desligue o fogo e reserve. 
O caldo deve estar quente, não fervendo, quando for utiliza-lo.
Obs.: Basta acrescentar um peito de frango com osso, neste mesmo caldo, para obter o caldo de frango e um pedaço de carne para obter o caldo de carne!
Caso queira um consomé delicioso, é só fazer o caldo de vegetais com o frango e a carne! Afff!!!

Como preparar risotos:
Refogue no azeite a cebola, o alho e o ingrediente principal do risoto, abóbora, por exemplo. Quando estiverem refogados acrescente o arroz, deixando que ele pegue o sabor, mexendo sempre, não descuide!
Neste ponto você pode acrescentar o vinho, ou não, depende de gosto e da receita. Deixe evaporar por uns dois minutos e então, acrescente o caldo, concha a concha, aos poucos e sempre mexendo para o arroz não grudar no fundo. 
Em 16/18 minutos seu arroz/risoto está pronto.
Caso você e seus convidados, não tenham problemas com a balança e/ou orientação médica, então, neste ponto você pode acrescentar uma colher cheia de manteiga, manteiga heim, não me venha com margarina, pelo amor dos deuses dos risotos! Misture delicadamente, tampe a panela e daí 5 minutos, pode servir!

Nina, querida, este post é para você!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário